quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Santo Agostinho e sua Mãe Santa Mônica

Que a Paz esteja com todos !

Enfim mais uma quinta feira , um dia corrido para mim graças a Deus .
hoje a tarde logo que estou chegando em casa depois de um dia de trabalho
vejo na rua de casa um caminhão todo decorado e preparativos tipo pessoal preparando
os instrumentos , passagens de som , fui comentar com minha mãe , vai ter missa no
bairro hoje e quase em frente de casa vamos ? E la fomos nós eu, minha mãe e
cunhada , fui pesando que bênção uma missa quase em frente em casa , temos mais
que prestigiar e adorar a Deus e agradecer .
Logo começou a missa tudo simples mais bem organizado e logo percebi pela imagem da
santa que era Santa Mônica ( que é o nome do meu bairro por isso a missa ) e que hoje
27/08 era o seu dia linda as musicas o céu estrelado e com uma lua
maravilhosa que dentre as minhas preces olhando ao céu tive a sorte de ver estrela
cadente caindo me arrepiei todo e agradeci aquele momento de paz .
Chegado a hora do sermão do Padre , igual as palestras sempre aprendemos muito , eu não
sabia que Santa Mônica é mãe de Santo Agostinho ( que alias seu dia é amanhã 28/08)
e que ela sofreu nas mãos do marido adultero e pela rebeldia de seu filho Agostinho isso antes de sua conversão .
Como é as coisas como a gente aprende um pouco a cada dia , a Internet esta ai como
ferramenta mais precisou de eu ir a missa senti tocado pela história de Santa Mônica , para pesquisar e saber mais dessa mulher que da nome ao meu bairro e admirar a sua
bondade e ainda mais pelo seu filho que tanto faz nas obras do senhor , nos escritos etc ..


Sobre Santa Mônica :

Santa Mônica de Hipona (
331387) é uma santa cristã e mãe de santo Agostinho de Hipona. A sua festa se realiza em 27 de agosto.
Esta santa nasceu em 331 d.C., mas há controvérsias acerca dessa data. Foi criada por uma dada, ou seja, uma
escrava que cuidava dos filhos dos senhores, dessa senhora recebeu educação e rígidos ensinamentos religiosos.
Casou-se aos dezessete ou dezoito anos com Patrício, o casal ocupava razoável posição social, mas apesar disso Mônica não era feliz no casamento pois sofria com a infidelidade do marido, por isso começa a atingir o ideal cristão de boa esposa e mãe, já que nunca criou discórdia por esse motivo.
Foi mãe de
Santo Agostinho, sendo ela, segundo o também Doutor da Igreja, o seu alicerce espiritual que o conduziu em direção à fé verdadeira, já que o converteu ao Cristianismo. Ele julgava ser a mãe a intermediária entre ele e Deus. Durante a adolescência de Agostinho até ao seu batismo, Mônica vivia entre lágrimas, lamentando a vida de heresias do filho, e orava fervorosamente para que ele encontrasse a verdadeira .
Agostinho atribuiu a um sonho de sua mãe o passo definitivo para sua conversão e a confirmação de sua vocação religiosa, desse modo Mônica se torna responsável pelo destino cristão do filho. A partir disso o filho vê a mãe de forma santificadora, mas reconhece o fardo feminino que ela carrega, já que nos primórdios da
Igreja Católica, a mulher era vista entre dois extremos, o da exaltação e da condenação. A parte “boa” do sexo feminino era representada por Maria e a parte “ruim”, que se entrega à tentação, representada por Eva. Foi dessa forma que Mônica foi vista por seu filho e pela Igreja Católica.
Morreu aos 56 anos, no ano de
387, mesmo ano da conversão de seu filho. Seu corpo foi descoberto em 1430 e transferido para Roma onde mais tarde uma igreja lhe foi dedicada. Mônica foi canonizada não por ter operado milagres ou por ser mártir, mas sim por ter sido a responsável pela conversão de seu filho mostrando empenho em ensinar condutas cristãs como moral, pudor e mansidão, mostrando a intervenção feminina no interior da família, pois foi o meio, através da oração, que contribuiu para a vida religiosa do filho.
Os marinheiros que acompanhavam Agostinho em suas viagens
mediterrâneas se confortavam orando à Mônica, pedindo a chegada a salvo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário